terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Aula 7/12/11 - escala em AutoCad e intersecção de polígonos


ESCALA EM AUTOCAD E PRODUÇÃO DE MARGENS


- Colocar a página no "Layout 1"
- Clicar no botão direito do rato > Rename > "pormenor" (nome do ficheiro)
COISAS A TER EM CONSIDERAÇÃO: PLOTTER, DIMENSÃO E ESCALA


1- Na escala, deixaremos a 1:1 na janela de configuração da página

2- Nessa janela, escolher a parte Plot Device e escolhemos uma impressora DWF, qualquer uma das DWF's possíveis, como alternativa ao PDF pois é um formato semelhante

3- Na zona da escolha da impressora, escolher Properties

4- Para modificar a área de impressão clicamos em "Modify Standard Paper Sizes" e aparecem-nos todas as opções abaixo

5- Para escolher uma impressão A4, podemos escolher a opção "ISO expand A4 (210.00x297.00)

6- Se quisermos colocar a impressão sem esquadria no seu limite podemos fazê-la coincidir com a área total da folha, sem margens a tracejado para a impressão. No passo onde estávamos, após escolher o tipo de folha com as dimensões que queremos, clicamos em MODIFY > e colocamos o valor "0" para todas as opções (cima, baixo, esquerda, direita)

7- Clicando em OK, podemos ver as nossas novas opções colocadas. Se quisermos colocar a folha ao alto, basta, à direita, clicar em "PORTRAIT".
 8- Como podemos ver, com ou sem a imagem, a folha ficou sem margens


 9- Se quisermos nós fazer umas margens, basta fazer uma "xl" a passar por cada limite da página. Depois, fazemos "offset", com a distância pretendida (a margem do lado esquerdo, costuma ser maior que as outras três iguais) e ele faz-nos automaticamente essa linha.



INTERSECÇÃO DE POLÍGONOS

1- comando "box" > pede primeiro vértice, dar a origem do sistema (0,0) > pede diagonal espacial que define a "caixa" e poremos uma de 10, portanto (10,10)


 2- Vamos agora configurar o ponto de vista do polígono
comando: "viewpoint" > x = 315 , y = 30


3 - "OK" = resultado das alterações que fizemos no "Viewpoint Presets"



4- Podemos rodas o polígono para o ver no espaço
comando: "ORBIT"


5- comando "sphere"



6 - Vamos dividir a janela que temos única em quatro separadas com quatro visualizações diferentes
comando: "vports" > e colocamos a opção, em baixo, "3D"orbit


 7- OK (a imagem da direita com o comando "SHADE"





CONSTRUÇÃO DO CILINDRO

8- comando "UCS" > x > ENTER
9- "CYL" > com raio 2,5 e altura 10



Vamos fazendo um jogo com o comando "ucs" de modo a alterar os eixos e fazer cilindros diferentes em locais diferentes direccionados para locais diferentes


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