|
1- "box" |
|
|
|
|
2- seleccionar a "box" > modify > BEND |
|
|
3- ir ao painel de "curve editor" |
|
4- e escolher a opçao "heigh" para modificar a altura da caixa em funcao do tempo que vai correndo |
|
5- para isso, adicionar dois pontos ("add key"), um no 0 e um no 100. No 0 deixar o valor 0 e no 100 colocar o valor de 1000 |
|
6- ir agora à opçao "direction" e ajustar a direcçao |
|
|
|
7- "zoom extend" para se observar melhor a curva |
|
8- alterar a opcao "angulo" como mostrado na figura |
|
9- tornar objecto mais maleável através das opcoes do painel da direita, indo ajustando os valores ao objectivo que queremos |
|
10- podemos também alterar o material do objecto neste menu |
EXERCÍCIO II
Texto
|
1- "create" > "text" > no menu de texto alterar o texto para o nosso nome |
|
|
2- para dar altura ao texto: "create" > "line" (fazer linha vertical com a altura pretendida ao lado do texto num ponto qualquer" > seleccionar texto > escolher a opcao "loft" > seleccionar a linha feita para indicar a altura que queremos |
|
3- para dar um angulo especifico ao texto: "modify" > "bend" > escolhemos a opcao X > e no "angle" colocamos 100 (por exemplo) |
|
|
|
4- agora para fazermos algumas alteraçoes ao texto: seleccionamos o texto (nao o que esta torto relativamente ao angulo no passo anteriormente dado mas o que se mantem na horizontal, que é o texto "original" > "modify" > "text" |
|
5- e podemos, por exemplo, nesse menu, alterar o tipo de letra |
EXERCÍCIO III
Caixa e sua alteraçao fisica
|
1- fazer "box" > "modify" > "edit mesh" |
|
2- seleccionar "selection" e dividir como pretendermos |
|
3- "extrude" |
|
Add caption |
|
Add caption |
|
Add caption |
|
4- podemos amolgar um pouco as arestas, com a opçao "chamfer" |
|
|
|
5- para fazer secçoes: "splines" > "section"
MAÇÃ
1- introduzir background na vista "front" indo a "views" > "view background" > "view background" e seleccionando a imagem que queremos, mantendo a sua proporçao
2 - criar uma "sphere" com mais ou menos o tamanho da maçã que colocámos no background
3- utilizar a opção "stretch" com 0,1, em "modify"
4 - em modify, também, utilizar a opção "edit mesh"
5 - seleccionar todos os pontos acima do equador
6 - e, com a opção "scale", tornar a parte de cima da maçã um pouco maior
7 - se arrastarmos o "stretch" para cima do "edit mesh" podemos ver que ele junta automaticamente os dois comandos
8 - agora é só indo mexendo em cada um dos pontos até irmos chegando o mais próximo à forma da maçã |
Sem comentários:
Enviar um comentário